Do casulo-ninho, a lagarta se liberta e, transformada em borboleta, voa. O sol aquece os jardins floridos, e os passarinhos nem pedem licença para visitar as janelas das varandas expostas. No oceano, as ondas devolvem à praia os sonhos possíveis, ainda não realizados, e uma criança inocente os recolhe e os acolhe sem medo. O vento sopra forte, varrendo as últimas folhas esquecidas em algum lugar. Mãos amorosas ajeitam cabelos desalinhados que se soltaram de uma trança de trovas.
Maria Sueli Fonseca Gonçalves, conhecida como Suelizinha, é professora de Língua Portuguesa e escritora. Idealizadora do projeto Academia Estudantil de Letras (AEL) da Rede Municipal de Ensino de São Paulo e membro efetivo da Academia de Letras de Campos do Jordão (SP), ocupando a cadeira 21, do poeta Emílio Moura.
O seu primeiro livro, a História de Pinóquio, pela Editora Areia Dourada, 2020, é uma narrativa em versos. O segundo livro, O encontro inusitado do Pinóquio com o Pequeno Príncipe, pela Amélie Editorial, 2022, é um cordel em sextilhas.
Trança de Trovas é o seu terceiro livro. As trovas representam sua paixão mais recente. Declara-se aprendiz do gênero, porém sua intuição indica um caminho novo e sedutor, a ser explorado possivelmente em outras futuras obras.