Este ebook compartilha os resultados da pesquisa de mestrado profissional intitulada “Queremos um lugar para brincar em dia de chuva”: a participação política das crianças na autoavaliação institucional da creche, desenvolvida na Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Teve por objetivo identificar e compreender o papel da escuta das vozes infantis no processo de participação das crianças bem pequenas na autoavaliação institucional da creche no município de São Paulo. O material descreve e analisa esta participação revelando as compreensões das professoras e equipe gestora quanto a escuta e a participação das crianças em processos decisórios da creche.
Mestre em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), especialista em Educação Infantil e Alfabetização e Letramento pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e graduada em Pedagogia pela Universidade do Grande ABC. Coordenadora pedagógica da Rede Municipal de Educação de São Paulo e formadora de formadores na Diretoria Regional de São Mateus. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Infâncias, Diversidade e Educação (GEPIDE). Autora de artigos científicos em educação.
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), graduada em Pedagogia e Psicologia. Docente-pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (PPGE-USCS), líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Infâncias, Diversidade e Educação (GEPIDE), coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Paulo Freire. Autora de livros e artigos científicos em educação.