“Vamos plantar o futuro? Lembrem-se: o tempo passa. Isso não é uma ameaça nem uma promessa. É simplesmente um fato, uma realidade. E nós, Budinhas brasileiros, portugueses, onde estivermos neste grandíssimo mundo, que possamos viver com alegria, responsabilidade, sabendo que as nossas ações foram boas e direcionadas para o bem.
É possível que ninguém saiba o que fizemos. Não tem importância. Nós sabemos. Saber que fizemos o bem enquanto estivemos vivos vai ser a grande diferença na hora de nos despedirmos desta maravilhosa e única vida.”
Monja Zentchu Sensei nasceu em Caracas, na Venezuela, em 23 de abril de 1959 e mora no Brasil desde 1998. Formou-se monja zen-budista no mosteiro feminino Aichi Senmon Nisodo, em Nagoia, no Japão, sob orientação da Reverenda Aoyama Shundo Docho Roshi. Em fevereiro de 2013, completou seus estudos recebendo a Transmissão do Darma de sua mestra original, Monja Coen Roshi, no Templo Muryoji, em Nagano. É professora de piano com pós-graduação na Academia de Música Frédéric Chopin, em Varsóvia, na Polônia. Atualmente, dedica-se à vida monástica e à transmissão dos ensinamentos de Buda, atuando como monja e professora na Comunidade Zen Budista Zendo Brasil.