Este e-book compartilha os resultados da pesquisa de mestrado, intitulada “As interações e o brincar no retorno presencial à creche em tempos de pandemia”, desenvolvida na Universidade de São Caetano do Sul. A investigação teve como principal objetivo compreender o modo como as crianças ressignificaram o brincar e as interações no retorno presencial à creche em face do contexto pandêmico. O material tem como foco proporcionar visibilidade às produções culturais das crianças, anunciando seus saberes e poéticas sobre esse cenário.
Mestra em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Graduada em Pedagogia. Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental na Rede Municipal de Educação de Santo André (SP). Membra do Grupo de Estudos e Pesquisa Infâncias, Diversidade e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (Gepide-PPGE/USCS). Autora de artigos científicos em educação.
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), graduada em Pedagogia e Psicologia. Docente-pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (PPGE-USCS), líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Infâncias, Diversidade e Educação (GEPIDE), coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Paulo Freire. Autora de livros e artigos científicos em educação.