Filho de japoneses, casado, pai de 5 filhos e avô de 10 netos, Hatiro Shimomoto foi empresário contábil, professor, advogado e escritor, sendo este seu sexto livro publicado. Foi deputado estadual de São Paulo em seis mandatos (1971-1999). Pós-graduou-se em Direito Tributário e em Direito Comparado.
Foi presidente do conselho da Organização King de Contabilidade e da King Imóveis, além de presidente da Hatiro Shimomoto Advocacia, da Associação Brasileira de Defesa das Empresas (Abrade) e do Tribunal de Justiça Arbitral do Brasil.
Foi conselheiro do Sindicato e da Associação das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP e Aescon-SP); conselheiro emérito do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo; conselheiro vitalício da Associação Comercial de São Paulo; membro titular perpétuo da Academia Paulista de Contabilidade – ocupante da cadeira 48; e conselheiro da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, bem como de outras entidades da comunidade nipo-brasileira.
Foi agraciado com a Comenda “Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Laço”, concedida pelo imperador Akihito e pelo primeiro-ministro do Japão Shinzo Abe.