Em Acolhimento: começando pelo fim!, Vinicius de Oliveiranos convida a uma jornada intensa e reveladora sobre o sentido profundo de pertencimento em uma sociedade que ainda insiste em excluir. Mais do que um ensaio social, este livro é um chamado à reflexão: o que nos faz, de fato, ver o outro como “gente”? Com uma narrativa envolvente e exemplos impactantes, o autor desconstrói conceitos como inclusão, moralidade e justiça, propondo uma nova perspectiva – onde acolher não é apenas aceitar, mas tornar-se parte e permitir que o outro também o seja. Partindo do fim, Vinicius conduz o leitor de volta ao início: à essência da convivência, da empatia e da ética que deveria nortear nossas relações humanas. Uma obra provocadora, acolhedora e, acima de tudo, necessária. Porque o mundo precisa menos de julgamento e mais de colo.
Graduado em Engenharia, Mestre e Doutor na sua área de formação, possui 38 anos de vivência no setor industrial e 17 anos na área acadêmica.
Foi nesse universo eclético que pôde compreender que, para além da técnica, é imprescindível construir conexões entre as pessoas com seus diversos pensamentos e
interesses.
No início da pandemia, descobriu- se capaz de tocar os corações aflitos através de poesias diárias. Dessa descoberta, nasceu não só o seu primeiro livro (Diário em Versos, 100 dias de poesia… na pandemia) como uma série que soma mais de 5 anos de poesias diárias disponíveis em https://poemasqueabracam.blogspot.com.