Preparação de texto?

Atualizado: 5 de Jul de 2018


A preparação de texto – também chamada de preparação de original ou copidesque – é considerada por nós, da Amélie, a principal etapa para que um livro seja produzido com qualidade. Em algumas editoras de autopublicação, a obra não é submetida a ela, mas nós não a deixamos de lado de modo algum.

Quando recebemos o original do autor, o editor o analisa e toma algumas decisões editoriais. Feito isso, o material é encaminhado ao profissional que fará a preparação de texto.

E o que é essa tal preparação de texto?

Trata-se de uma leitura bastante atenta à gramática e ao conteúdo da obra, que vai muito além de uma revisão ortográfica e gramatical. (Embora a revisão também seja uma das etapas do processo editorial, elas são bem distintas uma da outra e são realizadas em momentos diferentes durante a produção de um livro. Falaremos da revisão mais adiante.)

Durante a preparação, o profissional está sempre atento a melhorar a fluidez do texto, analisar passagens que possam gerar dúvida ou ideia de ambiguidade ao leitor, resolver problemas de coesão, identificar trechos repetidos, reescrever outros que estejam “truncados”, bem como adequar o texto aos padrões da nossa língua portuguesa. Além disso tudo, ele confere informações apresentadas no texto, por exemplo: “será que a Segunda Guerra Mundial começou mesmo em 1939?”; “o sobrenome de Chico Buarque é Holanda ou Hollanda?”; “Elis Regina faleceu mesmo em 1982”?; entre outros questionamentos que possam surgir.

A preparação de texto é realizada no Word e, por ser um trabalho bastante minucioso com o conteúdo da obra, é bastante comum que o profissional faça intervenções que precisam ser validadas pelo autor. Portanto, ao fim dessa etapa, normalmente nós devolvemos o arquivo com observações e comentários ao autor, que poderá aceitar ou não as sugestões.

Também não é difícil encontrarmos autores que queiram deixar seu texto o mais bem apresentável possível à editora; há aqueles que se preocupam até em diagramá-lo no Word. Mas nós já adiantamos: é necessário apenas que, em seu texto, seja possível identificar onde começa e termina cada parágrafo, os capítulos estejam bem identificados e títulos e subtítulos estejam bem delimitados, pois a diagramação propriamente dita também é uma das etapas da produção editorial e, portanto, realizada pela Amélie; ela é atrelada ao projeto gráfico e à capa do livro, as próximas etapas de que falaremos aqui no #blogdaamelie.

85 visualizações

© 2019 ​Amélie Editorial. Todos os direitos reservados.

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle