Diagramação?

Atualizado: 4 de Out de 2018


FREEPIK.COM

Estamos de volta com as #etapasdeprodução e, depois de explicarmos sobre o projeto gráfico, vamos falar de sua aplicação no miolo do livro: a diagramação.

Você já notou que, ao ler um livro, existe harmonia entre os elementos de uma página, seus olhos percorrem o texto de forma fluida e natural, sem você precisar se esforçar? Isso é resultado de uma diagramação! O profissional responsável por essa harmonia é o diagramador, que, na maioria das vezes – mas nem sempre – é designer e pode ou não ter sido o criador do projeto gráfico.

Quando criamos um projeto gráfico, estabelecemos todo o layout da obra. (Você pode rever com mais detalhes acessando aqui). Agora é hora de aplicá-lo ao conteúdo e dar a esse texto uma cara de livro.

Para diagramar, atualmente, utilizamos um software chamado Indesign, da Adobe. Começamos importando o arquivo de Word, que contém o texto, para esse programa. Todos os estilos criados no projeto gráfico serão, então, aplicados: título de capítulo, subtítulos, corpo de texto, tabelas e quadros, legendas de figuras etc.

Na diagramação, o profissional também verificará qual a melhor disposição de figuras e quadros em relação ao texto, a fim de que a leitura se torne fluida e agradável ao leitor.


Apresentamos a você alguns exemplos de diagramação da Amélie:

Neste caso, por se tratar de um texto em verso, optamos por utilizar duas colunas e distribuí-lo dessa forma na página.

Veja só que bacana esta abertura de capítulo! O layout foi feito no projeto gráfico e esse espaço em branco, ajustado durante a diagramação, de forma a tornar esta página visualmente melhor.

Consegue perceber que, mesmo em páginas completamente ilustradas, a diagramação é importante? Se não fosse, como seria possível saber qual a sequência da história?

Esperamos que tenha gostado de conhecer mais um pouco sobre a produção de um livro e, se tiver qualquer dúvida, já sabe... só escrever para editorial@amelieeditorial.com.

0 visualização

© 2019 ​Amélie Editorial. Todos os direitos reservados.

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle