Criação de projeto gráfico?


Olá, olá!

Continuando nossa série #etapasdeprodução, hoje vamos falar melhor da criação do projeto gráfico de um livro, que, assim como a capa, é realizada, em geral, por um designer.

De forma bem genérica, o projeto gráfico é o layout do livro.

Quando fazemos análise e estruturação do original, criamos um projeto editorial para a obra e estabelecemos o formato do livro, a quantidade de páginas, o tipo de letra que permite melhor leitura daquele texto etc. Com base nessas informações, o designer vai criar o projeto gráfico, estabelecendo:

  • Tipo e tamanho da letra: o profissional escolherá a melhor fonte tanto do texto como dos subtítulos, decidindo espaçamento entre as linhas, tamanho do recuo de início de parágrafo, se vai haver ou não letra capitular etc.

  • Abertura de capítulo: se vai haver uma página apenas para o título do capítulo, se o texto começará na mesma página, qual espaço entre título e texto, quais elementos podem ser usados como destaque, se vai haver ilustração, foto ou algum outro elemento de design etc.

  • Imagens, quadros e tabelas: como esses elementos serão dispostos nas páginas, qual a fonte a ser usada, como será o fundo de tabelas e quadros etc.

  • Cabeço, rodapé e paginação: se foi estabelecido no projeto editorial que o livro terá cabeço ou rodapé (em que constam dados como título do livro e/ou do capítulo e nome do autor), o profissional definirá seu estilo: centralizado, à direita, à esquerda, na lateral da página; a fonte e o tamanho; se vai haver algum desenho, arabesco ou outro elemento etc.

O projeto gráfico precisa “conversar” com a capa, o gênero e o assunto abordado na obra.

Como exemplo, imagine um livro que trate de cultura africana com uma capa que remeta ao classicismo e que em cujo miolo contenha elementos dos anos 1980. Nada a ver uma coisa com a outra, né?

Por isso que lá no post sobre criação de capa nós dissemos que essas são etapas também técnicas, não apenas criativas, que exigem estudo e pesquisa de referências por parte do profissional que as executará.

O projeto gráfico está pronto. E agora?

Agora é hora da diagramação do material, próxima etapa que apresentaremos a você.

Esperamos que esta série esteja te ajudando a entender mais sobre a #produçãoeditorial. Se tiver alguma dúvida, só escrever para editorial@amelieeditorial.com.

23 visualizações

© 2019 ​Amélie Editorial. Todos os direitos reservados.

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now