Criação de capa?



Depois de passarmos pelas etapas de análise e estruturação de original e preparação de texto, vamos falar um pouquinho sobre criação de capa.

Esta é uma etapa atrelada à criação do projeto gráfico (nosso próximo tópico das #etapasdeprodução), realizada, em geral, por um designer.

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, tanto a capa quanto o projeto gráfico não são processos apenas criativos; envolvem pesquisas, conceitos e técnicas por parte do profissional, que precisa se preocupar com a clareza da mensagem que pretende passar ao cliente final, no nosso caso, o leitor.

Mas, afinal, o que é capa e qual sua função?

Podemos dizer que a capa é a embalagem de um produto; é ela que protege o livro, que causa a primeira impressão ao possível leitor.

Ao elaborá-la, o designer se preocupa com a disposição dos elementos que a compõem, com a fluidez da fonte utilizada, com a escolha da imagem e dos elementos gráficos condizentes com o assunto tratado na obra, com a combinação de cores etc., tudo isso utilizando-se de estudos, conhecimento técnico e referências.

A escolha das imagens também é um passo muito importante na criação da capa. Podem ser usadas ilustrações, fotos, uma imagem abstrata ou até mesmo nenhuma dessas opções... o designer tem a oportunidade de criar um layout bacana usando apenas letras. Há uma infinidade de possibilidades! Mas sempre visando à clareza naquilo que pretende transmitir.

Além da primeira capa, que podemos denominá-la, genericamente, como a parte da frente, há orelhas, lombada e quarta capa. Veja:


Vamos ver um pouquinho mais sobre cada uma:

  • Primeira capa: é o primeiro contato que o consumidor tem com o livro. Traz, em geral, título do livro, subtítulo (se houver), nome do(s) autor(es), logo da editora e número da edição (a partir da 2ª edição), além de outros elementos que editor e/ou autor julguem necessários.

  • Orelhas: são como duas abas que ficam dobradas dentro da primeira capa; não são itens obrigatórios em um livro. É comum que a primeira orelha traga uma breve sinopse do livro, um trecho do conteúdo ou até a opinião de um terceiro sobre a obra, e a segunda, um texto sobre o autor.

  • Lombada: podemos chamá-la de lateral do livro; é a parte que fica exposta quando o livro está na prateleira, e sua função é identificar a obra pelo título e/ou pelo autor sem precisar tirá-lo da estante.

  • Quarta capa: é a parte de trás da capa. Nela, em geral, há um breve texto sobre o livro, a fim de que o possível leitor conheça seu conteúdo e seja instigado a ler a obra. Também é na quarta capa que fica o código de barras e o número de ISBN (sobre o qual falaremos mais adiante), que auxiliam as livrarias durante as vendas.

As capas da Amélie são pensadas com muito carinho e respeito à história de nossos autores. Cada obra tem sua capa elaborada de forma individual, utilizando-se elementos próprios de seu conteúdo. O autor é peça-chave na concepção desta etapa!

Esperamos que tenha gostado dessa explicação e, se ficou com alguma dúvida, por favor nos escreva: editorial@amelieeditorial.com.

Até o próximo post!

21 visualizações

© 2019 ​Amélie Editorial. Todos os direitos reservados.

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle