O que devo saber antes de procurar uma editora de autopublicação?
Atualizado: 5 de Jul de 2018

O mercado editorial tem sua certa crueldade. A fatia gorda das editoras que investem em publicações avalia os originais do ponto de vista comercial, analisando o alcance que aquele assunto (ou aquele autor) terá. Aí, para muitos escritores, a publicação independente é o caminho a ser trilhado. Nesse momento, a pesquisa no Google, em grupos de Facebook e fóruns de escritores traz à tona diversos nomes de editoras que atuam na autopublicação. Então surge a dúvida: como escolher entre uma ou outra editora?
A primeira orientação é entender minimamente o processo editorial. Infelizmente, algumas editoras, a fim de obter um lucro mais significativo, pulam etapas cruciais de produção. Nós indicamos que uma obra, para ser bem trabalhada e apresentar qualidade na sua forma final, deve passar pelas seguintes etapas antes da impressão:
1. Análise e estruturação de original
3. Criação de projeto gráfico e capa
4. Diagramação
5. Revisão de texto
6. Registro do livro (ISBN e ficha catalográfica)
7. Prova do autor
8. Finalização e impressão
Aí, sim, partimos para outras particularidades que somente você saberá indicar: como pretende vender seu livro? Que tipo de apoio comercial busca? Como irá divulgar sua obra? Quantos exemplares acredita que seja ideal para iniciar o lançamento do título? Qual valor você acredita que o leitor gostaria de pagar por ele?
Com essas informações bem alinhadas, a tomada de decisão se tornará mais fácil.
E você... conhece todas as etapas de produção de um livro? A Amélie iniciará uma série aqui no blog explicando cada uma delas e trará outras coisinhas bem interessantes sobre o mercado editorial.