Análise e estruturação de original?

Atualizado: 5 de Jul de 2018


Esta é a primeira etapa da produção editorial, realizada pelo editor.

Quando recebemos um original para análise, precisamos verificar uma série de itens, pois é isso que nos dará base tanto para realizar um orçamento ao autor quanto para a tomada de decisão nas etapas seguintes.

Quanto à parte física da obra, primeiro identificamos a quantidade de laudas que o material possui. Para encontrá-las, dividimos a quantidade total de caracteres do arquivo, considerando os espaços, por 2.100. Por exemplo, um arquivo com 138.603 caracteres possui aproximadamente 66 laudas.

Sabendo a quantidade de laudas, conseguimos mensurar o número aproximado de páginas que o livro terá e qual seu formato (tamanho) mais adequado. Em geral, para obras compostas em sua maior parte por texto, utilizamos os formatos 10 x 15 cm, 14 x 21 cm, 16 x 23 cm e 21 x 28 cm. No entanto, a Amélie possui livros infantis, cujo destaque são ilustrações, com os formatos 20 x 20 cm (quadrado) e 28 x 21 cm (retangular, na horizontal).

Qual tipo de papel será usado? A capa terá orelhas? Qual o acabamento utilizado na capa?

Essas são as principais informações que baseiam o custo do livro.

Legal! O autor amou a proposta, viu que terá lucros já com a venda da primeira tiragem e fechamos negócio. “O que você faz agora, editor?”

O editor fará uma análise mais minuciosa do conteúdo. É a hora também de tomar determinadas decisões editoriais. Podemos citar alguns exemplos em que o editor propõe alterações e, junto com o autor, toma decisões: o original não está lá muito bem organizado; os títulos dos capítulos não condizem com o conteúdo que eles apresentam; entre os personagens, por engano, há dois deles com o mesmo nome; determinado assunto está sendo tratado de forma muito superficial; um tema bastante importante para a compreensão do conteúdo não está muito bem fundamentado; determinada figura precisará ser substituída, pois não há autorização para uso; etc. Ele estruturará a obra como um todo para que não haja intercorrências graves durante as demais etapas do processo editorial, que são mais técnicas e criativas.

Resolvidas essas questões, é hora de o material ser submetido à preparação de texto, etapa que você pode conhecer melhor aqui no #blogdaamelie.

0 visualização

© 2019 ​Amélie Editorial. Todos os direitos reservados.

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle